quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Hay que tener culhones"

No fim de semana que passou fui para São Francisco com um amigo Cubano que foi fazer uma fala sobre anarquismo em cuba. Após a palestra fomos jantar. No carro estava ele, a mulher dele e outro amigo dele. Aconteceu algo que nunca vi no Brasil . Um homem falou para o outro : --- A palestra foi otima, mas preciso te falar uma coisa, quando você disse "Hay que tener culhones!" pode soar sexista ou seja pode significar que apenas homens tem tem coragem , pois mulheres não tem culhones .

O fato é que um homem mostrando o machismo para um outro homem foi algo inusitado para mim,  parecia que eu estava em outro planeta ! E sim, estava em uma cidade e um país onde o movimento feminista fez e faz barulho mesmo , sem medo !! E neste sentido digo que eles não aprenderam isto sozinhos , aprenderam com o movimento feminista e com parceiras feministas que mostraram a eles como funciona a lógica sexista ! Se o movimento feminista brasileiro tivesse feito metade que o daqui fez não ia ser tão normal ver os caras tomando cerveja na frente do jogo de futebol enquanto as mulheres brasileiras lavam as louças ! aff . O racismo e o sexismo brasileiro me dão pavor e pânico ! De verdade me da quase enjoo ver muitas das mulheres brasileiras ( falo daquelas de classe média com pseudo-educaçao feminista) admirando os homens e ao mesmo tempo desqualificando as mulheres, ou se submetendo a um papel de mulherzinha para ser "aceita" por homens médios... E mais pavor ainda homens que não conseguem ter a mínima sensibilidade para a questão de genero , só não são piores que aqueles que tem sensibilidade e mesmo assim não abrem mão dos privilégios obtidos pelo machismo !



Ao combate ja ! E agredeco ao movimento feminista americano que me fez ver uma cena linda destas !

Um comentário:

Lara disse...

Lia ! to tipo irmã coruja ...mas vc tá demais eim? ADOREI !!!! viva vc e sorte do cara que tiver "culhones" para ser seu parceiro... pois vc eu já sei que tem !