quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O mistério da PIE on the Face , ou torta na cara !


O mistério da PIE on the Face , ou torta  na cara !

Quando estava no Brasil sempre me perguntava  da onde e como se relacionava cultura com humor. Para mim um dos maiores mistérios era entender os seriados americanos. Tinha sempre uma pergunta: Será que eles acham mesmo engraçado  o fato de jogar uma torta com chantily na cara do outro?  Nos brasileiros temos  em geral um humor bastante ironico e com pitadas sexuais. Entender o que tinha de engraçado no fato de alguém ser “humilhado” era o que estava no ar.  ( ou aquelas risadas dos seriados eram falsas? )   
Pois então, hoje voltando do meu almoço para a biblioteca  uns alunos de graduação precisavam arrecadar dinheiro para festa de formatura e havia literalmente uma  banca que vendia torta na cara. Pera ai , vou tentar explicar.
Você paga um dólar para um aluno e ele vai atrás de um painel escrito pie on the face  e coloca o rosto la , e ai você tem o direito de jogar uma torta na cara deste aluno !
Estou tentando ver isto de uma forma antropologica. Acho que só em um pais como este tamanha violência pode ser tão naturalizada,  Mas o fato e que não consigo de forma alguma entender a pessoa que acha graça em pagar um dólar para atacar uma torna na cara de um desconhecido . Alguém me explica este mistério ? A única conclusão que cheguei e que as risadas dos seriados não eram falsas !
ps: Não acho que os trotes de nossos calouros sejam tão diferentes.

Nenhum comentário: