sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tanto faz , ou a vida sem paixão


Tanto faz .
Você já pensou em quem vai votar ?
---Tanto faz !
Querido, você quer alguma coisa de especial para comer hoje ?
---Tanto faz!
Prefere salada  ou carne?
----Ah tanto faz, qualquer um !

A pessoa  anda na  rua, e não olha as flores, as frutas , as cores, os meninos que dormem em quanto os carros passam, a construção ao seu lado, o céu azul (podia estar cinza, tanto faz),  a moça bonita, o sorriso do garoto, as pernas torneadas da bela morena, nada afeta, nada toca e a vida vai assim sem doer e nem arder !
Costumo chamar estas pessoas de tanto faz... nunca  consegui entender direito de onde elas vem , e para onde vão. Nunca entendi a vida sem paixão.  Sempre me perguntei se  isto é medo da vida !  E de tanto medo de perder a vida, acabam por perde-la ...
Ontem  olhando as montanhas e andando pela cidade tocou no meu mp3 uma musica que nunca havia ouvido,  e que talvez descreva bem este tipo de pessoas que sempre foram para mim uma alteridade quase inalcançável  e por isto sempre me deixaram curiosa .... Já que aqui,  a preferência sempre foi por aqueles que ardem e que morrem de desejo. Compartilho aqui a bela musica “ o velho” :

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

“ Divorce Insurance” ou melhor , seguro separação !

“ Divorce Insurance” ou melhor , seguro separação !

Em mais  um destes dias em que perco meu tempo num misto de não saber o que fazer, insónia e vontade de entender o lugar que estou liguei a T.V na CNN, e ai estava passando  uma reportagem com advogado que estava fazendo a propaganda do novo produto de uma empresa de seguros... Adivinhem ? Seguro divorcio !  Isto mesmo, o fulano casa e junto com  o seguro da casa , do carro , prestação da televisão de plasma , geladeira, fogão,   plano de saúde , escola do filho, plano que paga o caixão e o pedaço de terra no cemitério  etc... ele também coloca nas contas mensais o seguro divórcio !  Diga-se de passagem , nunca vi tantas empresas de seguros ! E da-lê ganhar dinheiro com o pavor dos outros, ou melhor ninguém sabe o que vem antes a produção do pavor para vender os seguros ou se  a existência dos seguros provocam o pavor , ou tudo ao mesmo tempo agora !

O tal do seguro divórcio é algo que, caso você se separe não precise pagar advogado e etc. Na hora da separação o seguro paga todo o processo.

Para os mais pragmáticos pode parecer uma idéia genial, afinal se formos pensar realisticamente grande parte dos casamentos hoje em dia se acabam.  E aqui, como muitas pessoas acabam tendo que se casar exatamente para pagar um plano só de saúde, pode fazer sentido também pagar seguro divorcio. Mas ai fiquei pensando como se da o tal do seguro ? como que o sujeito faz ? na hora de casar ? faz sozinho ? ou fala para a mulher (ou marido) .
----  Amor, vamos hoje no advogado fazer nosso seguro divorcio, depois a gente pode jantar fora e passar num motel ? o que acha da programação ?
----Sim, minha linda, boa ideia, agente não pode esquecer de levar umas fotos para provar que estamos estáveis !  Claro, meu bem . vou pegar aquelas fotos em que agente foi viajar e prometemos amor eterno, lembra ?  Sim estas são otimas !!  

Conseguem imaginar um casal falando isto e indo assinar um papel de seguro divorcio ? Parece quase um conto surreal !  Na propaganda do “divorce insurance”  pedia para provar que o casamento esta estável na hora que você faz  o seguro. Afinal não vale fazer quando você já sabe que vai se separar. Tipo plano de saúde, que tem a tal de carência e eles não cobrem doenças anteriores e tal !

Normalmente sou bastante realista, mas não quando se trata de amor !  quem paga seguro divorcio, na minha opinião, não deveria se casar nunca !  Eu ainda acredito que “o amor pode ser eterno novamente” ! Frase genial do  Nelson Cavaquinho que quando usa a palavra novamente  para aquilo que é eterno já diz tudo ! sim, um dia foi eterno e se acabou ... Mas será eterno novamente ! 

domingo, 17 de outubro de 2010

Ao som de Klezmer, desculpa para discriminação pouca, é bobagem !


Desculpa para discriminação pouca, é bobagem !

Existe um fenômeno incrível nos E.U.A. 25%  da população já foi presa um dia! Também pudera, um lugar onde as penitenciarias são privatizadas, cada pessoa    dentro é lucro  para o dono. Mas  vamos  por parte !  Queria contar  uma história que começou feliz.
 Depois de um dia meio “depre” em casa escrevendo tese resolvi que precisava sair. Afinal,  mesmo gostando da minha própria companhia é  necessário lembrar que há  mundo lá fora. Andando pela rua ouvi uma musica longe, era algo do leste europeu, minha paixão pelos sopros e violinos me fez ir correndo até lá. Havia um grupo de meninos húngaros lindos e felizes tocando no meio da calçada algo parecido com Klezmer, de repente um grupo de gente fez uma roda e começou a dançar. Achei que  finalmente havia encontrado um momento onde as pessoas estavam espontâneas... Ai entrou na roda de dança um mexicano que esta ali meio bêbado, meio feliz e meio dançando com todos. Apos 10 minutos a felicidade foi interrompida pelos guardiões da “ordem”. A policia chega e diz:
----Do not Block the sidewalk ! ( nao bloqueiem a calçada), e  olhando para o mexicano : You have to go home ! you are drunk !
O mexicano ficou parado olhando, a roda parou de dançar, a policia voltou e disse : So if you are not going home , you go to the jail.
De repente vi dois policiais algemando um cara  que estava apenas se divertindo “mais que o devido” . Fiquei olhando a cena perplexa sem saber o que fazer, o cara foi embora preso , os músicos voltaram a cantar e os americanos a dançar(estes são permitidos bloquear a calçada). E como eu também nao sou daqui,  fiquei ali parada em estado atônito  também ouvindo a musica !  E para quem nao sabe o que fazer nestas situações também deixo aqui a companhia da musica que ficou ecoando em meus ouvidos até agora.  Que afinal, é bem apropriada, lembrando os milhares de judeus que foram arrastados ao som destes belíssimos violinos e sopros! Cena de encontro dos judeus e ciganos no filme "o trem da vida"

sábado, 16 de outubro de 2010

Quem topa colocar a lei em prática ?

Esta eleição esta me dando náusea ! Não imaginava que podíamos chegar neste nivel ! Parece que a forma de politica Americana contaminou o Brasil, aqui é uma polemica imbecil sobre a vida sexual dos candidatos e etc ... aff. Coisa mais hipócrita que já ví nesta vida é o assunto aborto . Tenho vontade de perguntar  para quem é contra se eles realmente topam que a lei  seja colocada  na realidade, iam todos ter mães, mulheres, filhas e amigas presas, alem disso precisaríamos construir  5 prisões de capacidade máxima por ano para colocar as mulheres que fazem aborto, e óbvio orfanatos para os filhos já nascidos, alem  dos homens que teriam que ir visitar suas companheiras no presidio!  affff 
Eu mesmo ia ter grande parte de  minhas amigas presas !   Enquanto isto quem morre são as mulheres pobres , pois  a classe media vai nas clínicas caras, em sao Paulo todo mundo sabe o nome : rua do crime do padre amaro, ou melhor Av: Eça de Queiroz na Vila Mariana ! Virou torcida de futebol, as pessoas  não olham os dados , mas torcem  para os candidatos ....tipo sao paulo x corinthians ! E eu, como sou corinthiana  e nao posso votar também vou torcer  ! DILMA !

Brasil butt lift.- Ou em português, Bunda brasileira “empinada” .


Brasil butt lift.- Ou em português, Bunda brasileira “empinada” .

Cheguei em casa hoje meio desanimada,  e liguei a televisão. Vocês conseguem imaginar uma televisão pior que a T.V aberta brasileira ? A Americana  consegue ser ! Enfim como era de  imaginar nao achei nada para ver, e parei em um desses canais  que vendem coisas pela televisão, quando de repente  vi uma propaganda de venda de D.V.D  de ginástica chamado Brasil Butt Lift, era o seguinte: Você pode comprar o C.D  ligando para um tipo de  0800 pagando 4X  de 20 dolares ou algo parecido  para entregarem na sua casa . E ai o que acontece ? Você  segue as instruções do vídeo, faz ginástica e ganha para seu corpo uma “bunda  brasileira” Acho que não preciso comentar nem os estereótipos nem nada mais sobre o absurdo dito .  E eu  que estava com duvida o porque a palavra “hot”  quase sempre vinha antes do Brazilian. Agora consegui entender !  Para quem não acredita  vai o vídeo para ver ! ou escreva brasil butt lift no youtube !

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

As vezes longe é muito longe.

Estranho não é estar  longe de casa,  mas sim estar longe daqui.

Andando pelas ruas de Santa Barbara vejo todos os dias gente de todos os cantos, são mexicanos, africanos, porto riquenhos, cubanos…  Quase sempre me pergunto, da onde estes imigrantes tiram tanta força, para recomeçar e viver no “sonho Americano”. Me lembro de uma amiga que saiu do Brasil e diz assim: Ninguém sabe o que veio fazer nos Estados Unidos, mas todo mundo sabe porque saiu do Brasil. Imagino que para estes imigrantes a vida em casa estava tão difícil que  não tiveram outra opção.
 Eu, no entanto, vim para ficar apenas um ano, e entendo que longe não é estar fora de casa, mas sim estar bem longe  da onde você esta. Não é o sentimento de saudades que me faz sentir longe, mas sim a distancia das coisas daqui.



Quando não entendemos.



"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo." (Clarice Lispector)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

República Fundamentalista Cristã


São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2010
VLADIMIR SAFATLE

República Fundamentalista Cristã

Um poder moderador vigia o debate político e impede que pautas de modernização social cheguem ao Brasil

FUNDADA EM 31 de outubro de 2010 após a expulsão dos infiéis do poder, a República Fundamentalista Cristã do Brasil apareceu em substituição à República Federativa do Brasil. Dela, ela herdou quase tudo, acrescentando uma importante novidade institucional: um poder moderador, pairando acima dos outros Três Poderes e composto pela ala conservadora do catolicismo em aliança com certos setores protestantes. 

Os mesmos setores que, nos EUA, deram suporte canino a George W. Bush. A função deste poder moderador consiste em vigiar o debate político e social, impedindo que pautas de modernização social já efetivadas em todos os países desenvolvidos cheguem ao Brasil.

Na verdade, a fundação desta nova República começou após uma eleição impulsionada pelo problema do aborto. Procurando uma tábua de salvação para uma candidatura que nunca decolara e que passou ao segundo turno exclusivamente por obra e graça de Marina Silva, José Serra resolveu inovar na política brasileira ao instrumentalizar politicamente os dogmas mais arcaicos deste que é o maior país católico do mundo.

Assim, sua mulher foi despachada pelos quatro cantos para alertar a população contra o fato de Dilma Rousseff apoiar "matar criancinhas" (conforme noticiou um jornal que declarou apoio explícito a seu marido). 

As portas de seu comitê de campanha foram abertas para os voluntários da TFP, com seus folhetos contra a "ameaça vermelha" capaz de perverter a família brasileira através da legalização da prostituição e do casamento gay (conforme noticiou o blog do jornalista Fernando Rodrigues). A internet foi invadida por mensagens "espontâneas" contra a infiel Dilma e o PNDH-3.

José Serra já havia dado a senha quando afirmou, em um debate, que legalizar o aborto seria uma "carnificina". Que 15% das mulheres brasileiras entre 18 e 39 anos tenham abortado em condições indescritíveis, isto não era "carnificina". 

Carnificina, para Serra, seria o Brasil importar esta prática tão presente na vida dos "bárbaros selvagens" que são os ingleses, franceses, alemães, norte-americanos, espanhóis, italianos, ou seja, todos para quem o aborto é, pasmem, uma questão de saúde pública e planejamento familiar.

Confrontada com esta guinada, a "classe média esclarecida" não se indignou. As clínicas privadas que fazem abortos ilegais continuariam funcionando. O direito sagrado de salvar a filha de classe média de uma gravidez indesejada continuaria intacto. Para tal classe, o discurso sobre "valores cristãos" era apenas uma radicalização eleitoral.

Quando o poder moderador, confiante em sua nova força, começou a exigir que o criacionismo fosse ensinado nas escolas, que o Estado subvencionasse atividades de proselitismo religioso travestidas de filantropia, já era tarde. 

Então, alguns lembraram, com tristeza, dos pais fundadores da República Federativa do Brasil, decididos a criar uma república laica onde os dogmas religiosos não seriam balizas da vida social. Uma república onde seria possível dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Uma República que morreu no dia 31 de outubro de 2010.

VLADIMIR SAFATLE é professor no departamento de filosofia da USP.

Simpson em uma meta-ánalise de sí mesmo

sábado, 9 de outubro de 2010

O tal do "bom partido"

Relutei muito  para escrever sobre relacionamentos amorosos neste espaço.  Por diferentes motivos  tenho relutado em  ocupar meu tempo  com este  assunto. e aqui  vão alguns deles :

1-    Realmente acredito que em geral as generalizações sobre homens e mulheres  afetam demasiadamente as relações humanas. As pessoas passam a acreditar que há  papeis que devem ser cumpridos por cada qual . E nisto,  boa parte da espontaneidade e do encanto se acabam .

2-    Achar que há formulas e segredos a serem  descobertos para uma “relação”  amorosa  multiplica a chance das pessoas continuarem  os inúmeros jogos  neuróticos   idiotas e que boa parte da  população coloca em pratica. Como por exemplo regras imbecis  que já ouvi muito por ai, e cito algumas: “Se você é mulher não transe na primeira noite.” “Não demonstre interesse caso queira conquistá-lo”  “Nunca ligue no dia seguinte, espere dois dias no mínimo “.  Caso você siga estas regras e a relação aconteça  é ainda mais triste descobrir que foi o jogo  e o mecanismo neurótico que todo mundo já conhece que uniu duas pessoas, e não o encontro.

3-   Acredito que a única coisa que faz duas pessoas ficarem juntas é o desejo de estarem juntas, o resto para mim  é neurose, necessidade, status social, dependência e blábláblá

4-    Esteriótipos e milhões de coisas que escrevem em livros e piadas sobre o tal do  “cara filha da puta”,  o tal do “homem bonzinho” a tal da “mulherzinha” e etc   me dão enjôo pois reduzem os seres humanos a tipos , e  isso constrói subjetividades que acabam por fazer novamente que as pessoas se encaixem e sigam estes padrões como receitas prontas afastando cada qual de seus desejos.

5-   Há outro assuntos  muito interessantes que gosto de pensar , e acho que dos relacionamentos o bom mesmo é vive-los.

No entanto, ontem recebi um e-mail de uma amiga querida que amo muito escrevendo para pedir ajuda  e opinião sobre a “história”  que ela estava vivendo.  Ela  estava se sentido culpada  por nao estar apaixonada por um tal de cara “ideal”  que estava afim dela , o cara era isso e aquilo – o tal do bom partido-  -o tal do bom marido- e ela estava achando que estava se auto-boicotando !!  Depois que li  o e-mail fiquei com uma raiva  danada, nao dela , mas sim desses padrões .  Agora pessoas são mercadorias? O que é o tal do bom partido ?? um cara classe média,  rico, branco,  com status e cara de “bonzinho” ?  E a mulher bom partido ??   estudada , delicada, bonita e submissa ??  Aff.   Abaixo os bons partidos já !
E,  querida amiga:  bom partido é aquela pessoa que você gosta,o resto é Hollywood !  

Vai uma musica para ilustrar   o que geralmente acontece com quem casa com alguém porque ele é "o tal do bom partido"

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Raça, um conceito vazio

Raça, um conceito vazio:   teatro do absurdo ?

Não sei se vocês sabem , mas a ideia de raça foi um conceito que ganhamos da ciência moderna na época do iluminismo, que literalmente  significa “iluminar”. Naquela  época  o objetivo era classificar  os seres humanos, quase assim : se podemos classificar os bichos e as plantas porque não os seres humanos ? Dai tiveram a ideia  imbecil de dividir segundo as cores e feicoes  os seres da mesma espécie.  Que fique claro aqui, que as cores e feicoes foi uma escolha ARBITRARIA ! poderiam naquela época ter escolhido classificar os humanos por baixos e altos, ou pelas pernas finas ou grossas. Enfim, qualquer coisa !  De qualquer modo a ideia é tão absurda e non sense que defendo aqui a  seguinte tese, ela só funcionou porque é  vazia, e algo vazio pode-se colocar qualquer coisa dentro, desde que esteja de acordo com os interesses de quem coloca! Vamos ver se fica claro aqui:  O que é que dá, pois, a aos negros a aparência de unidade? Para responder a pergunta, cumpre voltar à idéia de situação. Não é o passado, nem a cultura (que neste caso são diversas entre os negros)  nem  alguma nação especifica  de onde eles vem, mas estes  se dispõem de uma situação comum,  sofrem racismo, é porque possuem em comum uma situação de racismo, isto é, porque vivem em sociedades  que  os considera negros.  Se pensarmos nas cores humanas podemos ir do preto ao branco em diversas variáveis,  da mesma forma se pensarmos  em altura dos humanos podemos ir de centímetros a metros. Então onde foi que inventaram uma divisão entre o branco e o negro, se na verdade existe uma escala infinita de cores entre estes?  Deixa ver se o paralelo faz mais sentido, é como se fizessem assim : de 0 centímetros até 1,60 é uma raça, de 1,60 cm ate 2 metros outra.  Faz sentido ?
Enfim, o que esta em jogo aqui é entender que pelo fato de ser vazio há como se colocar qualquer coisa, e por isto funciona,  o racismo então não é inerente à condição de ser negro, mas sim uma projeção sobre o  negro, já que os negros são  acusados de coisas absolutamente contraditórias: ora os negros são acusados de preguiçosos, ora de trabalhadores fortes, ora de bons músicos ora de incapazes. Os negros são demasiadamente diferentes entre si, e por estarem em toda parte e se apresentarem de diferentes formas:  de todas as cores –isso mesmo, todas as cores desde o preto, marrom , cinza, branco( para entender isto lembre de comparar com a altura, pois em nosso imaginário raça e cor são conceitos colados , assim como sexo e genero), pobres, ricos, intelectuais, comerciantes, religiosos, ateus, estes servem como receptáculo de todas as diferentes  projeções, já que qualquer predicado atribuído aos negros encontra lugar dentro deste coletivo e corresponde ao interesse discriminatório em diferentes momentos. No entanto, esta projeção ao negro constrói estereótipos e imagens  que colam em nosso imaginário.
Quero dar outro exemplo para mostrar a arbitrariedade da ideia de raça. Eu sou considerada branca no Brasil, sempre fui.  Quando vim aos Estados Unidos mudei de raça e virei algo que eles chamam de “others non white”,  o que quero dizer aqui é que a ideia de raça corresponde aos interesses discriminatorios do lugar em que estamos inseridos. O racismo particular do brasileiro seria a ideologia do branqueamento marcado por uma sociedade hierárquica de desigualdades sociais e racistas no que diz respeito aos negros e aos índios. Sendo assim, o descendente de europeu brasileiro também faz parte da sociedade branca, e, portanto, contribui com o ideal de “branqueamento” da sociedade brasileira. Assim não há interesse discriminatorio que possa me classificar como nao branca ( branco aqui não esta relacionado a cor , mas uma situação de poder e status). Nos Estados Unidos os sul-americanos constituem um problema imigratório logo ha interesses em que eu, uma brasileira, seja considerada - non white-. Assim voltamos ao exemplo da altura. Minha cor é a mesma no Brasil e aqui, assim como minha medida é a mesma :1,65 mas as classificacoes raciais por serem feitas em cima de uma ideia vazia podem mudar conforme o interesse, ou seja e como se 1,65 no Brasil significasse a raça Branca, e nos Estados Unidos 1,65 significasse a raça negra. Da para entender assim que a cor da pessoa nao tem nada a ver com a ideia de raça, mas sim o que esta em jogo são os interesses discriminatorios ?  Desta forma a raça se configura como um conceito vazio e arbitrário que infelizmente faz eco na realidade e produz desigualdades  materiais e simbólicas para os seres humanos que são  classificados como não brancos em diferentes lugares do globo.

"Hay que tener culhones"

No fim de semana que passou fui para São Francisco com um amigo Cubano que foi fazer uma fala sobre anarquismo em cuba. Após a palestra fomos jantar. No carro estava ele, a mulher dele e outro amigo dele. Aconteceu algo que nunca vi no Brasil . Um homem falou para o outro : --- A palestra foi otima, mas preciso te falar uma coisa, quando você disse "Hay que tener culhones!" pode soar sexista ou seja pode significar que apenas homens tem tem coragem , pois mulheres não tem culhones .

O fato é que um homem mostrando o machismo para um outro homem foi algo inusitado para mim,  parecia que eu estava em outro planeta ! E sim, estava em uma cidade e um país onde o movimento feminista fez e faz barulho mesmo , sem medo !! E neste sentido digo que eles não aprenderam isto sozinhos , aprenderam com o movimento feminista e com parceiras feministas que mostraram a eles como funciona a lógica sexista ! Se o movimento feminista brasileiro tivesse feito metade que o daqui fez não ia ser tão normal ver os caras tomando cerveja na frente do jogo de futebol enquanto as mulheres brasileiras lavam as louças ! aff . O racismo e o sexismo brasileiro me dão pavor e pânico ! De verdade me da quase enjoo ver muitas das mulheres brasileiras ( falo daquelas de classe média com pseudo-educaçao feminista) admirando os homens e ao mesmo tempo desqualificando as mulheres, ou se submetendo a um papel de mulherzinha para ser "aceita" por homens médios... E mais pavor ainda homens que não conseguem ter a mínima sensibilidade para a questão de genero , só não são piores que aqueles que tem sensibilidade e mesmo assim não abrem mão dos privilégios obtidos pelo machismo !



Ao combate ja ! E agredeco ao movimento feminista americano que me fez ver uma cena linda destas !

O mistério da PIE on the Face , ou torta na cara !


O mistério da PIE on the Face , ou torta  na cara !

Quando estava no Brasil sempre me perguntava  da onde e como se relacionava cultura com humor. Para mim um dos maiores mistérios era entender os seriados americanos. Tinha sempre uma pergunta: Será que eles acham mesmo engraçado  o fato de jogar uma torta com chantily na cara do outro?  Nos brasileiros temos  em geral um humor bastante ironico e com pitadas sexuais. Entender o que tinha de engraçado no fato de alguém ser “humilhado” era o que estava no ar.  ( ou aquelas risadas dos seriados eram falsas? )   
Pois então, hoje voltando do meu almoço para a biblioteca  uns alunos de graduação precisavam arrecadar dinheiro para festa de formatura e havia literalmente uma  banca que vendia torta na cara. Pera ai , vou tentar explicar.
Você paga um dólar para um aluno e ele vai atrás de um painel escrito pie on the face  e coloca o rosto la , e ai você tem o direito de jogar uma torta na cara deste aluno !
Estou tentando ver isto de uma forma antropologica. Acho que só em um pais como este tamanha violência pode ser tão naturalizada,  Mas o fato e que não consigo de forma alguma entender a pessoa que acha graça em pagar um dólar para atacar uma torna na cara de um desconhecido . Alguém me explica este mistério ? A única conclusão que cheguei e que as risadas dos seriados não eram falsas !
ps: Não acho que os trotes de nossos calouros sejam tão diferentes.