segunda-feira, 30 de março de 2009

Fim de semana na avó

Passei este fim de semana na casa de minha avó, e em um destes momentos de diversão com as amigas no telefone comecei a rir de um comentário que esta fez. Ao desligar o telefone percebi que minha avó estava ao lado ouvindo a conversa. E assim que coloquei o telefone no gancho ela me disse : ---- Lia, se você tivesse metade da paciência que você tem com as mulheres com os homens dificilmente estaria solteira. E completou tal observação dizendo que não entendia como é que eu achava tanta graça nas mulheres, pois segundo a opinião dela estas são competitivas,desinteressantes e invejosas. Eu já havia observado o ódio aos judeus que minha avó (judia) apresentava no seu discurso, agora foi a vez de atacar as mulheres. Este é um caso impressionante de auto-ódio junto com identificação intensa ao agressor. Já que minha avó passou pela segunda guerra e perdeu grande parte da sua família, e, eu particularmente, nunca vi ela mencionar a culpa ao Estado Nazista Alemão, mas sim a sua condição judaica. Mas voltemos ao comentário sobre as mulheres... Ah as mulheres, de onde será que minha avó tirou a idéia que as mulheres são competitivas, desinteressantes e invejosas? Que eu saiba este é sim um discurso recorrente das mulheres e homens que acham que o centro das atenções de um mundo deve ser o homem gênero masculino, caso contrario a idéia de competição entre as mulheres não faria sentido. Ou então para que as mulheres estariam competindo se não fosse pela idéia de luta selvagem atrás de homens ? Não é esta mesma idéia que produz pensamentos e frases do tipo :" aquela mulher foi esperta, arranjou um jeito de prender tal cara" ou então que faz com que as mães falem para seus filhos " cuidado use camisinha! Tem um monte de mulher querendo engravidar de um cara como você" é esta mesma idéia que produz uma desvantagem total nas relações entre mulheres e homens. Um exemplo clássico disso é o ciúmes ... na maioria das vezes as mulheres tem ciúmes do desejo de seus namorados , maridos, casos e rolos por outras mulheres, enquanto os homens também tem ciúmes do desejos de outros homens por suas companheiras, ou seja os tanto os homens quanto as mulheres tem ciúmes do desejo dos homens ... Deixando mais uma vez claro que o centro das atenções das mulheres são os homens e dos homens, também os homens... Neste caso aonde foi parar o desejo da mulher ?Tudo bem, as mulheres já conquistaram espaço no mundo do mercado, e hoje poucas dependem financeiramente dos homens... Mas esta na hora de nós mulheres mudarmos o local simbólico da mulher em nossa sociedade. Pois enquanto as próprias mulheres acharem que os filhos homens valem mais que as filhas mulheres, e que os homens são mais interessantes que elas mesmas continuaremos legitimando o homem como centro de nossas vidas ... Aqui, faço um pedido para os homens e principalmente para as mulheres que como minha avó e outras tantas colocam o homem em uma posição de superioridade: Por favor, já esta na hora de nós mulheres pararmos de legitimar no discurso e na pratica o machismo de 2000 mil anos da sociedade ocidental !

Nenhum comentário: