sexta-feira, 4 de maio de 2012

O ex presidente Lula e a frase "A Crise é Culpa de Loiros de Olhos azuis"


Apesar dos ânimos exaltados, e da falta de compreensão de muitos  quando em 2009 o ex Presidente Lula  disse que a crise economica era  'Culpa  de loiros de olhos azuis', acho que esta frase poderia sim resumir bem o que significa branquitude.  
Antes dos loiros de olhos azuis propriamente saírem gritando é preciso esclarecer a diferença entre brancura da pele e branquitude. A branquitude  se refere a um lugar de poder, de vantagem sistêmica nas sociedades estruturadas pela dominação racial.  Este lugar é, na maioria das vezes, ocupado por sujeitos considerados brancos. No entanto, a auto-inclusão na categoria branco é uma questão controversa e pode diferir entre os sujeitos,  dependendo do lugar e do contexto histórico. Portanto, é importante perceber que brancura difere de branquitude. A brancura são as características  fenotípicas que se referem à cor da pele clara, traços finos e cabelos lisos de sujeitos que, na maioria dos casos, são europeus ou euro-descendentes.
Se pensarmos que  nos continentes que encostam o Atlântico, ou seja Europa, Americas e África os meios de produção e o acumulo de bens  materiais, o poder econômico e politico estão na mão dos  brancos podemos dizer que o ex presidente Lula esteve mais lúcido do que nunca !  Sim, a crise, o racismo, e as desapropriações culturais simbólicas e materiais é sim culpa de loiros de olhos azuis, no sentido do que isto significa e nao da cor da pele dos sujeitos.  

Um comentário:

Colecionadora de Memórias disse...

Suas reflexões sobre etnia e antropologia social são muito boas.
Parabéns.
:)