sexta-feira, 4 de maio de 2012

“Eu não sou racista, mas Deus é!” ou... Mais aspectos sobre a branquitude.


“Eu não sou racista, mas Deus é!”

“Eu não sou racista, mas Deus é!” foi a fala final de uma das entrevistadas para  minha pesquisa de doutorado que teve como o intuito pesquisa a branquitude paulistana . Após discorrer 3 horas sobre o que é ser branco e sobre o lugar do negro na sociedade brasileira, Fernanda (nome fictício) terminou a entrevista em tom irônico dizendo que apesar dela não ser racista sabia que:
“ser preto não é uma vantagem... Não é vantagem em lugar nenhum, é por isto que eu acho que Deus tem uma cisma... Eu não sou racista, mas Deus é!”.
 Assim, acaba a entrevista. Por seu impacto e desconforto esta frase revela muito do lugar do branco nas relações raciais brasileiras e, portanto, escolhi para representar algo forte sobre a branquitude. 
 Aqui, é importante pensar que a frase de Fernanda já nos diz muito, pois ela assume, por oposição, que ser branco é uma vantagem logo quando diz que ser negro não é. Logo depois, exime-se de responsabilidade em ocupar um lugar de desconstrução nesta situação, quando afirma, ironicamente, que Deus é quem é racista. Penso que a idéia de Deus, aqui, não se refere a algo religioso, mas sim a duas proposições características da branquitude: o racismo é do outro, e outro pode ser Deus, ser o vizinho, a sociedade etc. Diz respeito, também, ao que é transcendental e, por serem transcendentais, as desigualdades raciais construídas sócio-historicamente acabam sendo naturalizadas como algo dado e intrínseco,  por isto continuo pensando a importância de estudar os brancos com o intuito de desvelar o racismo, pois estes,  intencionalmente ou não, têm um papel importante na manutenção e legitimação das desigualdades raciais.

Um comentário:

Henrique Schucman disse...

Esta é a importância da pesquisa científica na Área da Pscicologia Social. Pois além de nos conhecermos precisamos também conhecer a sociedade da qual fazemos parte. Muita Força e Energia nesta trabalhosa atividade.