quinta-feira, 21 de junho de 2012


SE VOCE QUER NEM SEMPRE VOCE PODE !!

Por favor, amigos defensores da força do pensamento positivo e da subjetividade como poderes  inacreditaveis para mover montanhas ,  PAREM de fazer tão mal  aos seres humanos.
 Nosso poder de escolha não é tão grande assim !!!   Existe antes  de tudo tantos determinantes sociais, do acaso, estruturais  os ligados ao lugar, a classe, a raça ao genero , aos hormônios e etc... que nem sempre o que queremos podemos.

Vamos lá, nem sempre que você quer um amor e alguém você consegue. Precisa necessariamente do querer do outro ! e ai o seu 100% de pensamentos positivos e de desejo valem  nada diante do não do OUTRO.

Se você é pobre, mulher,negro, deficiente SIM,  você muitas vezes pode não conseguir o que luta por pura discriminação social de uma estrutura social racista, sexista e classista!  Contra isto nao há pensamentos positivos,  mas sim luta política ! e mesmo com luta política dependendo de quais são os poderes  na sociedade em que você esta inserido você pode ser preso ou assassinado !
Se você quer muito um emprego, pode fazer o maior pensamento positivo da sua vida, estudar pacas mas se tiver um familiar do chefe, ou um “quem indica” você tem poucas possibilidades.

O que quero dizer aqui é que a idéia de mérito das boas intençoes e pensamentos acabam por prejudicar muito as pessoas, que no final das contas se auto-culpabilizam por não conseguir algo, e que muitas vezes são questões bem maiores que elas. Que fique claro que  sou sim a favor do otimismo e também da fé, orações e seja lá o que for que conecte a pessoa com o lado bom da vida, estes ajudam a nos impulsionar ou levar a vida de forma mais leve. No entanto, precisa ficar claro que o mundo das oportunidades é bem maior do que nossos pensamentos e subjetividade.

Enfim fora isto tem as forças do acaso incontroláveis !! este papo de se você quer você pode, ou papo de livro de auto-ajuda  só faz  os seres humanos se sentirem fracassados, portanto, amigos que acreditam na meritocracia da subjetividade  por favor  parem de  escrever sobre isto.  Pois não ajuda em nada !

Grata.

2 comentários:

arina.alba@gmail.com disse...

Eu acredito na força do pensamento positivo, só que como tudo nessa vida há limites. Porém, acho que há mais vantagens que desvantagens em pensar positivo e achar que pode-se atingir um determinado objetivo, e o mérito está justamente em conquistar quando há diversos obstáculos como os que você mencionou. Se eles não existissem, não haveria por que pensar positivo e nem para que lutar. As pessoas que se engajam em uma luta política, têm que pensar que vão conseguir por mais que pareça impossível, e por mais que demore 100 anos. Se a gente for pensar que as coisas podem dar errado, ou que tem o protegido do diretor da empresa pronto pra tomar aquele emprego, então seria melhor ficar em casa e esperar a hora da morte, né? O pensamento positivo e a crença de que querer é poder se aplicam justamente quando tudo é difícil, e muitas vezes parece impossível. Mas há casos em que pensar positivo realmente não adianta nada, e algumas pessoas miram no alvo errado. Por exemplo, não adianta eu querer ser jogadora de vôlei na seleção feminina com apenas 1,60m, certo? Se não por casos como esse, pensemos positivo!!!

Henrique Schucman disse...

Verdade Arina ! Uma vez " peguei" a minha ex-sogra fazendo uma sessão de " mind control" em sua casa. Logo que ela abriu os olhos perguntei o que estava querendo obter. " -- AH! É que vou ao Guarujá e quero me bronzear bem -- é para que faça sol no final de semana! ....tã-tã -tã -tã....! Uma coisa é ter fé numa possibilidade , batalhar , fazer a sua parte e daí por diante. Outra é o que a Lia fala : Pessoas que nada fazem e esperam que só com o querer vão conseguir. Eu tenho observado outro mais : o poder de não querer quando é possível e fácil ! Este é destruidor !