quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O caso Troy Davis



Hoje acordei com a sensação que vivemos em um mundo pior.  Para quem nao sabe, ontem a noite  Troy Davis  foi executado na Geórgia com injeção letal. Troy Davis foi um homem negro acusado de matar  um policial branco há  20 anos atrás no estado da Geórgia-E.U.A.  Nestes vinte anos  de prisão a corte americana nunca achou nenhuma prova certeira contra ele. E ele morreu  ontem a noite dizendo que era inocente.  Suas  ultimas palavras, cara cara à morte foram:
“The struggle for justice doesn't end with me. This struggle is for all the Troy Davises who came before me and all the ones who will come after me. I'm in good spirits and I'm prayerful and at peace. But I will not stop fighting until I've taken my last breath."  
 Fica dificil acreditar no ser humano quando ainda vimos que um estado opta pela pena de morte como solução para o próprio ser humano. E quando esta opção é vista como resolução de “justiça” e de “bem” Ainda quando há a possibilidade deste ser um inocente. E ainda quando o racismo provavelmente é a base para tal ato ! Muito triste hoje, ao mesmo tempo hoje acordei me prometendo continuar lutando (apesar do sentimento de impotência que estes casos nos fazem sentir) em nome de todos que já morreram por coisas que nem a palavra “absurdo” serve para nomear. E quando um ato promovido pela humanidade não encontra palavras para nomea-la é que  este chegou a um ponto que faz com que nenhum significado produzidos por mim até hoje possa explicá-lo. Hoje quando acordei só sobrou lagrimas, e a musica de Ray Charles de fundo.
Para quem quer saber mais ver aqui: aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto.

Anônimo disse...

triste.

Viny Belizário disse...

Sempre lembro do Código de Hamurabi quando leio sobre as execuções autorgadas pelos Estados que ocorrem pelo planeta.

Eu não sou formidável com as palavras assim como ti Lia e não consigo exprimir o sentimento que me toma todas as vezes que leio ou ouço algo sobre. Raiva/Ira, tristeza, desgosto,frustração, impotência... É um misto que promove um sentimento estranho e os léxicos aplicados para definir tudo isso eu não encontro, mas assim como ti, resolvi não desistir e de alguma forma na "minha luta" contribuir de maneira singela para a melhoria da humanidade!