sábado, 18 de junho de 2011

De novo, o tal do gênero !




De novo,  o tal do gênero !

Acordei hoje de ótimo  humor,  afinal  quando se acorda com um dia de sol lindo,  uma noite bem dormida  já é algo a se agradecer !  Fui andando feliz até a padaria aqui da minha esquina, de cabeça levantada quase cantarolando !  até que automaticamente  abaixei o rosto e fiz uma cara fechada, foi assim que aprendi desde pequena  que devo me comportar  quando passo  entre uma roda de homens. Estavam alí ingenuamente  conversando , parados, talvez também vendo o sol  e compartilhando piadas, amores, torcidas  ou qualquer coisa assim. Me pergunto: porque será que todos eles se sentiram na obrigação de olhar para minha bunda e fazer algum comentário ?  Seriam menos homens  se por acaso eu passasse  e  eles nem notassem ?  E eu, caso nao abaixasse a cabeça  e continuasse cantarolando com um sorriso estampado estaria automaticamente concordando que eles poderiam insinuar qualquer coisa ?  Vejam as relações de gênero se estabeleceram de tal forma e violenta neste pais sexista que me obrigou a temer, bem como obrigou aos homens que estavam ali interromperem um papo para obrigatoriamente terem que mostrar que desejam  mulher !   Seriam eles menos homens e viris  um para o outro caso não interrompessem a conversa para olhar uma mulher passar ?   E eu ? O que fui que aprendi, e como aprendi que deveria fechar a cara e abaixar a cabeça ?  para que ?  com qual função ?  a de não ser abertamente violentada ?  E porque uma simples roda de homens é vista  por mim como uma ameaça ?  Cheguei em casa com o pão na mão  e perguntei para minha amiga que mora comigo se ela também se sentiria  na obrigação de  baixar o rosto, e ela automaticamente disse sim ! e ainda comentou , Lia qualquer mulher faria isto !  Até este momento estava me questionando se era uma coisa apenas minha, e vi que não !  Fica aqui uma pergunta, como é possível que nós humanos construímos uma sociedade  que aprisiona o homem no lugar de ameaça e a mulher no lugar de possível vitima ?  Estamos os dois gêneros presos nesta lógica, que prejudica a todos nós  ?  Se sim, lutemos até o fim para libertar os carrascos e a vitimas ( que estão aprisionados igualmente)  nesta relação  violenta e sexista que criamos ! 

3 comentários:

Anônimo disse...

Todas as vezes que vejo um grupo de homens na rua tenho a msm reação, mana Lia. E mais, minha caminhada rende mais do que deveria, pois acabo, por vezes, fazendo trajetos maiores para me afastar de alguns mocinhos. Acho que tudo isso é bem nocivo para as relações. Que pena.

Anônimo disse...

Lia, adorei o texto.
e tenho que confessar que, às vezes, numa circunstância como a que contara, eu consigo ter uma atitude nobre: mostro o dedo para eles!kkkk
Não é sempre, mas às vezes... kkkk
precisava partilhar isso. é libertário mandá-los tomar no cu, pena que não para fazer isso sempre.

Marcelo disse...

Brilhante Lia, simplesmente brilhante. Creio que isso deve ter alguma ligação com a "essência Neanderthal" que todo homem carrega. Uns possuem facilidade para controlar esta essência, outros nem tanto.

Ao avistar uma bela mulher, contenho-me na minha discrição ao olhar e guardo os comentários para mim mesmo. Melhor assim, para todos.