sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Imagem é tudo, sede não é nada! Ou a felicidade do facebook alheio !


Imagem é tudo, sede não é nada! Ou a felicidade do facebook alheio !

Hoje conversando com uma amiga que, assim como a grande maioria da população, estava se queixando pelo fato de não estar muito feliz com alguns dos acontecimentos de sua vida pessoal percebi que havia uma grande ilusão sobre a possível felicidade dos outros.

Em um dos momentos  da conversa ela disse que se sentia mal por estar triste quando todos os outros pareciam felizes. Perguntei a ela de onde ela havia tirado a idéia de que “os outros” todos estavam felizes,  e ela me deu um exemplo sobre a "possível felicidade" que aparecia nas mensagens diárias do facebook de uma terceira pessoa.

Sobre esta possível felicidade, eu disse a ela que não acreditava exatamente nesta felicidade “apresentada” pelos outros.

Não acredito pela seguinte razão: acho quase impossível alguém se sentir “satisfeito” no mundo de exigências super narcísicas que nos encontramos ultimamente. (estou falando dos "alguéns" que compartilham, se submetem,  compactuam ou almejam esta "felicidade" imposta pela cultura de massa,  e, que, participam e postam nas redes sociais esta "tal" felicidade, assim como  subjetivam as propagandas de felicidade midiáticas, e não daqueles que estão à margem disto)

Dentro dos  inúmeros imperativos  e exigências para se “atender” a esta tal da “felicidade” vendida por aí   cito alguns exemplos, que me lembro agora, do que a pessoa precisa “ter” ou “ser” para alcança - lá:

1-    bonito- o que, para a grande massa que constrói seus ideais de beleza pela mídia significa ser/ter:
a)magro(a), mas porem com músculos e curvas ( diga se de passagem que na realidade de mais de 90% da população só é possível ter curvas quando não se é magro, ou então é preciso de silicone)
 b)alto para homens e mediano para mulheres,
 c)ser branco porem bronzeados.
 d)cabelo lisos e de preferência claros.
2-    Ser um(a) profissional bem sucedido(a)
3-    Para as mulheres é preciso ter “alguém”
4-    Para os homens é preciso ter vários “alguém”
5-    Vida social ativa, e muitos amigos.
6-    Apartamento ou casa própria
7-    Carro, ou morar em bairros bem servidos de transporte publico.
8-    Dinheiro.
9-    Vida sexual ativa.
10-Família “estruturada”
11-Etc.

Pensando que é  humanamente impossível que alguém consiga ter tempo  de construir uma carreira, ir na ginástica, fazer plástica, bronzeamento artificial, ou alisamento de cabelo, sair com a mulher ou marido, dar conta de visitar a família, beber a cerveja com os  amigos , assistir o último filme em cartaz,  ter uma casa própria, seguro de saúde, ter amantes, trocar de carro novo todo ano novo,   trabalhar fora , cuidar dos filhos, chegar em casa e ainda dar uma trepada “fenomenal”(e obviamente ter orgasmos múltiplos) e  depois postar tudo isto no facebook via iphone.

Argumentei que não acreditava e pronto, pois se a pessoa conseguiu fazer tudo isto a possibilidade dela  estar infeliz também é muito grande, pois ou ela estará estressada ou muito presa a imagem. E quando esta imagem é auto-exigida, por mais perto que a pessoa chegue dela sempre há um dos pontos que é impossível, pois a imagem nunca é realidade.

Ai resolvi olhar o meu próprio facebook  tentando “pescar” se por acaso eu parecia ser/estar “feliz”:  cheguei a conclusão que sim !!  vi que tenho mais de 400 amigos (mesmo que de fato fale com menos de 10 deles), fotos lindas com uma família “super feliz”, fotos de viagens, pareço uma profissional bem sucedida, que toma cerveja com os amigos,  e mora em uma cidade linda na Califórnia.

 E tudo isto está postado no meu próprio facebook em um dos momentos mais solitários e tristes da minha vida...  Ai tentei entender o porque, e onde estava a "incongruência":  Percebi que a imagem não correspondia a realidade pelo simples fato que não coloquei e nem tirei foto no enterro de alguém muito próximo que acabou de morrer (e se fizesse ia parecer no mínimo de mal gosto, ou mórbido), bem como não há fotos nem comentários nos momentos em que estou sozinha em casa chorando por aquilo que me deixa triste (como haveria de ter? quem é que resolve tirar uma própria foto chorando pelos cantos ?) , muito menos aparece lá aquelas pessoas que deixaram de falar comigo,  ou a briga que tive com alguém querido. Por isto, minha querida amiga nunca acredite no facebook alheio. Não porque o “outro” esteja mentindo, mas simplesmente pelo fato que ninguém tira foto da briga com o namorado, mas tira na hora do casamento. Ninguém pega uma maquina  quando está chorando, mas obviamente o faz quando se junta com os amigos... assim como ninguém quer lembrar dos 345 dias que passou sozinho, mas sim daqueles 20 dias   em que compartilhou a vida com as pessoas queridas... 


Assim é o facebook alheio, bem como o seu próprio !

5 comentários:

Anônimo disse...

Ei Lia, gostei mesmo deste seu poust, ainda mais escrito por uma pessoa tão especial, e maravilhosa como voce... sorte daqueles que puderem compartilhar contigo a possibilidade de não ter que ser feliz o tempo todo! E sei que voce é uma das poucas pessoas que conheço que além de não exigir isto dos outros entende a dor e a delicia de ser o que é.
saudades.
C.

Anônimo disse...

Lia, amiga querida, como é admirável sua capacidade de dar forma, de palavrear simples fatos da vida (não por isso menos sofrível). Felicidade é ter por perto pessoas encantadas como você!
Saudades, sempre!

Lia

Anônimo disse...

muito bom o texto, sua capacidade analítica é admirável... Melhor é saber que há pessoas como voce que além de "expor" a fragilidade da imagem não compactuam com ela.. Não é a toa que voce luta contra algo tão imagético como o Racismo !

Henrique Schucman disse...

Tudo como é, e com todos os pontos nos ís. Adorei Lia. Blavatski já dizia. " Não há religião mais elevada que a VERDADE".

Anônimo disse...

Lia, as pessoas constantemente querem se enganar este mundo de mídias e tal ...contrubui com isto é muuito...
A "diz que Felicidade alheia" sempre atrapalha ao outro...e não porque o outro na seja ou tenha momentos de felicidade... é sim acredito que num mundo de apariências, isso é que conta: quem aparenta o que??? o que é realmente desejável por Todos???
Neste mundo em que a cada día que passa o "TER" e muito mais do que "SER"...
Vamos invirtIendo los papeles... cambiando los roles...y todo esta : ao avesso!!!