sexta-feira, 28 de março de 2014

mulheres merecem ser estupradas ? e você, o que tem a ver com isto ?



Lembro como se fosse hoje, que , quando eu estava na faculdade de psicologia saímos em bando para tomar uma cerveja pós aula. Uma mesa enorme cheia de mulheres entre os 18 e 24 anos, o papo estava leve e gostoso até que chegou nas contradições de gênero. Eis que uma das meninas resolveu contar que havia sido violentada aos 12 anos quando estava de biquíni perto de um parente. De repente nada menos que ¼ das mulheres ali presentes se encheram de lagrimas nos olhos e compartilharam suas histórias de violências e abusos. Éramos em 19, e destas 19 mulheres 8 já haviam sido violentadas sexualmente. E os depoimentos mostravam que aquilo deixou marcas de sofrimento, as vezes insuperáveis para todas... Sofrimentos físicos e psíquicos que marcam uma vida inteira. Enfim, aquela mesa e aqueles depoimentos poderiam servir para um texto de mais de 1000 paginas, porém o que gostaria de dizer é que :

Ontem foi veiculada uma pesquisa do IPEA que diz que : no relatório do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre a tolerância social à violência contra as mulheres (de 27/03/2014), 58,5% dos entrevistados, concordaram, total ou parcialmente, que “se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros”, enquanto que 65,1% concordaram, total ou parcialmente, que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”.
Eu até agora não havia conseguido compartilhar a noticia, pois me perguntava: O que fazer com este resultado ? qual o intuito de divulgar ? divulgá-la pode fazer alguma conscientização ? Não cheguei a nenhuma conclusão. No entanto, apelo para que pelo menos os meus amigos parem para pensar minimamente 5 minutos na questão e reflita o modo como você tem julgado ou tratado as mulheres, pelo menos as mulheres do seu circulo de amizade. Reflita, o quanto você contribuí para legitimar esta epidemia sexista e violenta na qual estamos todos inseridos.
Grata. 



Nenhum comentário: