sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Romantismo: e o que isto tem a ver com o machismo?


Coloquei esta foto no meu facebook, varias amigas compartilharam, algumas curtiram. Por algum acaso do machismo ou sexismo da nossa sociedade nao ví nenhum curti, ou comentário masculino sobre  o tema, nem no meu mural, nem das amigas.

 Ora pois, o que diz a frase ? Nada mais do que : a minha vida é minha !  E em última instancia, eu decido sobre mim. Em alguns casos a frase deu até  discussão de relacionamento, foi acusada de pouco romântica, e de anti- relacionamentos.

Poucos  foram os momentos na história em que um homem se sentiu propriedade de uma mulher,  no entanto ao  contrario disto  se abrirmos  o jornal de  dezembro de 2011 podemos  ver  inúmeros casos  que vão de assassinatos a violência simbólica de casos que,  o que esta por traz , é a ideia de  que a mulher é propriedade masculina.  Há varias formas desta dominação. Burca, porrada, diferenças salariais, diferenças no papel na criação dos filhos, dominação sexual etc...  MAS um disfarce dela também é o romantismo:

Agora  vamos ao romantismo.  Tenho visto diariamente muitos homens acusarem as mulheres contemporâneas de pouco românticas.  Há tempos  tenho vontade de explicar que romantismo e liberdade feminina nao combinam. São antagônicas. O romantismo é baseado na história do príncipe encantando, ou do salvador. E ai  é preciso perguntar : Salvador do que ?  Do que um homem  salvaria a mulher ?  De ser “solteirona” de se “sustentar” de existir como mulher?

A ideia implícita  é que ele estaria “dando”a ela  o  seu amor, e então esta necessariamente precisa aceitar, pois foi “escolhida” em detrimento de todas as outras “mal amadas” para ser amada e salva por um homem.  Enfim, junto com o amor  romântico vem a tal  da frase pronunciada pelos homens “mulher da minha vida”. Foi então a escolhida para ser a “propriedade”deste homem que com toda benevolência esta amando....  O amor romântico aprisiona a mulher neste lugar da salva , da escolhida e retira dela a possibilidade de optar por seu desejo.   

Lembro de uma metáfora:  é como se o homem escrevesse o roteiro de um filme e então colocasse a mulher de personagem principal.  O romantismo esta neste sentido no fato de que a mulher  deveria ser e estar feliz por ter sido escolhida  como personagem principal, no entanto  o que queremos de fato nos relacionamentos nao é ser a personagem principal de um roteiro alheio, mas sim escrever o roteiro a 4 mãos. Isto sim é romantismo !

4 comentários:

arqmottini disse...

fato,querida!amei

Simone Ticumbi disse...

Olá! E tem também aqueles homens que, indignados com a liberdade feminina, dizem-se "amantes à moda antiga"...

Henrique Schucman disse...

Bem colocado. O final diz tudo ! Roteiro a quatro mãos ! A medida que se comprende que todos os seres do mundo devem ser respeitados para que possamos exigir que nos respeitem, tudo muda.
Esta "coisa" de se sentir bem, dominando ,vem do querer ser Deus e estar acima de todas as coisas. Quando este lado do ser humano for bem comprendido e se perceber que não é mais necessário poderemos também ver a Natureza respeitada,

Penhita disse...

Oi Linda, saudades.

Bem, fico feliz por você conseguir verter tudo o que sentimos e enfrentamos em nosso cotidiano. Existem alguns paradóxos: Quanto mais aprendemos= mais distantes dos afetos. Quanto mais temos liberdade=mais distantes dos grupos socialmente instituídos... as vezes tal realidade soa como se você "punição" por apontarmos que pode ser a quatro mãos, e ser ao lado do outro.