quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Abaixo as fronteiras Já !

Hoje em meu trajeto matinal no ônibus para a Universidade reparei que o ônibus  só tinha jovens, dos 20 aos 30,  e um homem de meia idade que devia ter os seus 60 anos. No entanto, na segunda parada subiu um senhor de bengala que devia estar nos seus 80 ...  Ônibus lotado, e para a minha surpresa quem foi a única pessoa que levantou  para o senhor sentar ? o outro “quase” senhor. Eu, que naquele momento já estava em pé fiquei perplexa e me perguntei será que o ser humano só tem empatia quando esta na mesma (ou quase mesma )situação que o outro ?  Este simples trajeto de ônibus fez cair uma lagrima do meus olhos, e me perguntei , será  a falta de empatia uma construção histórica  ou quase um fator emocional ?

Agosto de 2010 e  ainda assistimos , só para dar alguns exemplos .

1-                   a ridícula polemica sobre a mesquita no marco 0  de New York (Diga-se de passagem , mesquita que não é mesquita , e marco 0 que não é 0)

2-                   Crescente  numero de partidos anti-imigrantes nos países que até então diziam se tolerantes e progressistas (Os nórdicos).

3-                   França ( para quem lembra da igualdade, fraternidade e liberdade) proíbe  o uso do véu em mulheres islâmicas.

4-                   Japoneses adultos fazem manifestação racista em frente de escola infantil coreana em Quioto. Vídeo em escola coreana no japao  

5-          O estado do Arizona aprova lei  para mandar mexicanos sem documentos de volta ao México. Discurso geral  do americano médio aqui:
             

Até quando o ser humano vai demorar  para perceber que dividimos  um mesmo destino comum ?  Dividimos o mesmo planeta ! Abaixo as fronteiras já !!!


Nenhum comentário: