25 de novembro é o dia internacional da luta contra a violência à mulher!
No Brasil por ano mais de 1 milhão de mulheres são vítimas de violência
doméstica, a cada 15 segundos uma mulher sofre agressão física, a maior
causa de invalidez de mulheres entre 16 e 44 anos é a violência doméstica, 10 mulheres são assassinadas por dia, 70% dos agressores são maridos, companheiros ou ex-companheiros, um em cada 5 dias de trabalho perdidos pelas mulheres decorre de algum problema de saúde causado por violência doméstica.
Elie Wiesel uma vez disse que o carrasco mata sempre duas vezes. A segunda mata pelo silêncio. Desta forma hoje é dia de lembrarmos que os números acima são a tradução de uma sociedade que se estrutura no machismo e no patriarcado, assim a violência é resultado desta ideologia que marca a mulher não como um sujeito para sí, mas sim como propriedade do homem; portanto, bater, matar, espancar, estuprar, desvalorizar etc. são atitudes de dominação e legitimação em que os homens atuam conscientemente e inconscientemente para manter, legitimar e perpetuar os privilégios simbólicos e materiais que estes obtém nesta estrutura.
"É preciso entender que o sexismo atinge a todos, homens e mulheres no entanto, o resultado dele é hierárquico e assimétricos, homens ficam presos na ideia simbólica de provar virilidade e poder, e as mulheres sofrem a violência decorrente disto!
Porém esse não é um problema das mulheres mas sim um problema de todos. Portanto aos homens cabem o esforço de desconstruir o machismo que aprendem desde pequenos, e as mulheres cabe denunciar, não aceitar, compactuar e legitimar as violências sofridas.
“Aprendemos a ser machistas, logo podemos também aprender a não ser. machismo não é genético . Tem tudo a ver com poder”.
Dia 25 de novembro dia internacional da luta contra a violência à mulher! Conscientize-se ! Por um mundo sem violência contra à mulher !
Nenhum comentário:
Postar um comentário