Hoje em meu trajeto matinal no ônibus para a Universidade reparei que o ônibus só tinha jovens, dos 20 aos 30, e um homem de meia idade que devia ter os seus 60 anos. No entanto, na segunda parada subiu um senhor de bengala que devia estar nos seus 80 ... Ônibus lotado, e para a minha surpresa quem foi a única pessoa que levantou para o senhor sentar ? o outro “quase” senhor. Eu, que naquele momento já estava em pé fiquei perplexa e me perguntei será que o ser humano só tem empatia quando esta na mesma (ou quase mesma )situação que o outro ? Este simples trajeto de ônibus fez cair uma lagrima do meus olhos, e me perguntei , será a falta de empatia uma construção histórica ou quase um fator emocional ?
Agosto de 2010 e ainda assistimos , só para dar alguns exemplos .
1- a ridícula polemica sobre a mesquita no marco 0 de New York (Diga-se de passagem , mesquita que não é mesquita , e marco 0 que não é 0)
2- Crescente numero de partidos anti-imigrantes nos países que até então diziam se tolerantes e progressistas (Os nórdicos).
3- França ( para quem lembra da igualdade, fraternidade e liberdade) proíbe o uso do véu em mulheres islâmicas.
4- Japoneses adultos fazem manifestação racista em frente de escola infantil coreana em Quioto. Vídeo em escola coreana no japao
5- O estado do Arizona aprova lei para mandar mexicanos sem documentos de volta ao México. Discurso geral do americano médio aqui:
Até quando o ser humano vai demorar para perceber que dividimos um mesmo destino comum ? Dividimos o mesmo planeta ! Abaixo as fronteiras já !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário