Outro dia, nestas discussões caloradas sobre relações raciais no Brasil e sobre as cotas resolvi pensar os diversos motivos pelos quais sou defensora delas, no entanto a mais inovadora foi pensar o porque elas favorecem também aos brancos !
A implementação das cotas raciais nas universidades públicas brasileiras cumpre essencialmente três objetivos estratégicos:
Primeiro, as cotas têm a função de compensar e corrigir a falta de acesso dos negros aos bens públicos, gerada por 300 anos de escravidão. Essa inacessibilidade é perpetuada até hoje pela estrutura racista em que brancos e negros brasileiros estão inseridos.
Segundo, elas favorecem o processo de construção da identidade racial negra, fortalecendo a mobilização e a construção das vítimas do racismo brasileiro como sujeitos políticos.
Por fim, beneficia a população branca por possibilitar que pessoas como eu possam, de alguma forma, romper e se reconciliar com a estrutura racista produzida pela história brasileira. História que proporciona privilégios simbólicos e materiais aos brancos.
Já está na hora de nós, brancos, abrirmos mãos de tais privilégios.!
Um comentário:
CONCISO, CLARO, ENTENDÍVEL. Muito boa contribuição ao debate. Acho bom sempre ressaltar que o assunto é polêmico desde o princípio, que busca minorar uma injustiça na base cujas consequências se perpetuaram até hoje e que óbviamente deverá ser revista futuramente quando o dinamismo impregnado pelas cotas tiver mudado o quadro. É fácil de extrapolar que sendo esta uma medida efetiva chegará um momento em que o quadro será outro. E finalmente que a decisão de apoiar as cotas não significa pensar que ela seja composta só de elementos " positivos" e sim que é resultado de uma " pesagem" dos prós e contras que " feitas as contas " dá este resultado. VALENDO O DEBATE !
Postar um comentário