segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Sobre nos odiarem e odiarmos a nós mesmos.


Escrevi este texto com uma tristeza profunda, após ler os comentários da internet no caso da loja que esta ganhando dinheiro com a misoginia.  Ler os comentários me fez voltar a  varias lembranças e todos os momentos em que o meu e os nossos corpos  femininos foram agredidos.
Sou uma mulher que convive com mulheres. Fiz psicologia, curso que na época era praticamente um lugar de/e para mulheres,  tenho uma irmã gêmea, e  juntas sempre fomos rodeadas de mulheres, dividindo casa, dividindo sonhos, dividindo afetos.
  São anos de convívio entre  mulheres, e neste tempo todo consigo lembrar só   uma única coisa que envolva todas nós (com salvas raras exceções)  99%   compartilham o ódio por sí mesmas – as brancas, as negras, as magras, as  com corpo “padrão ISO academia” as com peito as sem peitos etc.
Numa cultura como a nossa faz parte desta constituição odiar parte (as vezes todo) o próprio corpo.  Quando não se odeia o culote, odeia a barriga, quando não é a barriga é o nariz, quando não é o nariz é o cabelo ( este da um texto a parte),  as vezes se odeia tudo, as vezes o formato da unha, as vezes o dedo, as vezes o cheiro... Com este ódio alimentamos uma maquina de produtos cosméticos, salões de beleza ( semanalmente), cirurgiões plásticos e a indústria da moda. Todos estes ganham dinheiro com nosso auto-ódio.
 Infelizmente nunca conheci uma mulher que não se odiasse pelo menos em parte, pelo menos um pouquinho.  É evidente que isto acontece em graus diferentes, tudo seguindo uma hierarquia padrão de beleza moldada por um tipo estético correspondente  as Barbie e estrelas de hollywood.  Neste sentido, imagino que 98% das mulheres da humanidade estão de algum modo fora deste padrão, ou o cabelo não é liso, ou não é magra, ou não tem peitos, ou o nariz não é fino, ou, ou, ou, ou, ou .

Somos atacadas desde sempre pelo corpo, é ele que é diariamente  odiado e colocado para “correção”, as partes deles são destruídas simbolicamente e muitas vezes fisicamente (a maioria dos feminicidios acontecem com ataque violento  a partes do corpo próprio das mulheres - vagina e peitos).   E então, o corpo que até então poderia ser fruto de prazer vira o depositário de todo ódio misógino de nossa cultura.
Na verdade, quando para gostar de uma mulher ela precisa ser esteticamente  “isto ou aquilo”  o que se quer dizer é que não se gosta de mulher.

Podemos também pensar, através da psicanalise, que a violência machista e a misoginia  estabelece por meio destes padrões estéticos determinados  uma relação persecutória entre as mulheres e seus corpos, desmantelando um dos componentes fundamentais para a saúde psíquica e física na construção de suas subjetividades:  a  necessidade que o corpo seja predominantemente vivido e pensado como local e fonte de vida e prazer.
A violência de uma cultura misógina  produz exatamente o oposto, como já apontei a cima:  odiamos nossos corpos. E ao odiarmos nos submetemos a rituais de torturas diários  como a depilação, o alisamento, a restrição alimentar... Assim, obviamente que o lugar que nos seria fonte de prazer, vira fonte de dor.  E depois de tudo isto, aquelas que não conseguem gozar ( porque aprenderam a ter vergonha do corpo) são chamadas de frigidas, frias, recatadas, e as que conseguem e aprenderam sozinhas a se amarem são as nomeadas como puta.
Neste contexto, as vezes é difícil para quem esta fora desta lógica  (que pode andar por ai sem camiseta na rua mesmo que esteja “muito magro” ou “muito gordo” sem que isto signifique nada mais que estar com calor) imaginar de fato o quanto o próprio corpo das mulheres tem sido violentado neste processo de constituição.  As lembranças desde a infância e principalmente na vida adulta de cada uma de nós mulheres deixam evidente que o corpo tal como ele é está interditado de ser significado como belo.  Para umas é preciso embranquecê-lo, para outras “bronzea-los” para outras emagrece-lo, para outras criar músculos, para todas depila-lo, ...  tudo isto por meios de técnicas que vão da violência da faca até a cera quente, pois só   assim pode ser que um corpo cheio de dor  seja minimamente  aceito.
  O ódio a mulher não nos da saída, somos de inicio e por fim odiadas. E quando resolvemos denunciar esta cultura qual o primeiro ataque ? aos nossos corpos.... Por isto e muito mais, é muito triste pensar que este ódio além de alimentar uma indústria pesada de beleza alimenta a opressão simbólica  do homem sobre a mulher,  e de nós por nós mesmas.
Talvez assim fique evidente porque amarmos nossos corpos fora dos padrões seja tão revolucionário, e ainda porque usa-los como mercadoria tão ofensivo.


-->
Ps1: Ops, pera ai.... se você for assim, assado, se comportar assim ou assado pode ser que não seja odiada ... rs