quinta-feira, 21 de junho de 2012


SE VOCE QUER NEM SEMPRE VOCE PODE !!

Por favor, amigos defensores da força do pensamento positivo e da subjetividade como poderes  inacreditaveis para mover montanhas ,  PAREM de fazer tão mal  aos seres humanos.
 Nosso poder de escolha não é tão grande assim !!!   Existe antes  de tudo tantos determinantes sociais, do acaso, estruturais  os ligados ao lugar, a classe, a raça ao genero , aos hormônios e etc... que nem sempre o que queremos podemos.

Vamos lá, nem sempre que você quer um amor e alguém você consegue. Precisa necessariamente do querer do outro ! e ai o seu 100% de pensamentos positivos e de desejo valem  nada diante do não do OUTRO.

Se você é pobre, mulher,negro, deficiente SIM,  você muitas vezes pode não conseguir o que luta por pura discriminação social de uma estrutura social racista, sexista e classista!  Contra isto nao há pensamentos positivos,  mas sim luta política ! e mesmo com luta política dependendo de quais são os poderes  na sociedade em que você esta inserido você pode ser preso ou assassinado !
Se você quer muito um emprego, pode fazer o maior pensamento positivo da sua vida, estudar pacas mas se tiver um familiar do chefe, ou um “quem indica” você tem poucas possibilidades.

O que quero dizer aqui é que a idéia de mérito das boas intençoes e pensamentos acabam por prejudicar muito as pessoas, que no final das contas se auto-culpabilizam por não conseguir algo, e que muitas vezes são questões bem maiores que elas. Que fique claro que  sou sim a favor do otimismo e também da fé, orações e seja lá o que for que conecte a pessoa com o lado bom da vida, estes ajudam a nos impulsionar ou levar a vida de forma mais leve. No entanto, precisa ficar claro que o mundo das oportunidades é bem maior do que nossos pensamentos e subjetividade.

Enfim fora isto tem as forças do acaso incontroláveis !! este papo de se você quer você pode, ou papo de livro de auto-ajuda  só faz  os seres humanos se sentirem fracassados, portanto, amigos que acreditam na meritocracia da subjetividade  por favor  parem de  escrever sobre isto.  Pois não ajuda em nada !

Grata.