domingo, 5 de fevereiro de 2012

sem palavras, sobre o silencio daqueles que deviam ajudar , e o caso do nosso amigo Evandro.

Queridos, divido com vocês a minha dor e revolta. Meu ex marido/namorado/ companheiro que dividi a vida durante 10 anos e hoje  atual amigo, pessoa que eu não tenho palavras para descrever o amor que sinto, nem para descrever a dignidade, o bom caráter e carisma.   Conheço desde que eu tenho 15 anos, Evandro Brito sofreu uma barbárie sem tamanho, uma violência que ainda nao há racionalidade que explique.

Ele e o amigo Erik estavam em garopaba, saíram  para pegar onda e depois saíram a noite. Voltando da balada os dois compraram um saco de batata frita  para comer. Nisto chegaram 3 caras e tentaram pegar a batata da mão  deles um deles  respondeu algo como: - o que isto ??!!  Depois da resposta os dois apanharam até quase morrer, como se isto nao bastasse os caras pegaram com o carro  uma chave de roda para covardemente bater neles : tentativa de homicídio. No momento do espancamento, a movimentação na rua onde se concentram os barzinhos e casas noturnas já era pequena, mas várias  pessoas fizeram uma roda para assistir.  Passado a violência gratuita, veio outra violência e esta que dói  mais, em mim e nele! Durante 5 horas ninguém prestou Socorro. A policia passou olhou para ele e pré-julgou que ele deveria ter sido   o causador da briga e que então merecia morrer ali desacordado. Literalmente falou isto ao Evandro: ----Vocês que arrumaram confusão merecem mesmo apanhar.  Enfim depois de horas o Evandro teve que fingir que foi atropelado para então um argentino que estava ali chamar o bombeiro, enfim  ele veio a Florianópolis de helicóptero desacordado com risco sério de vida. Poupo vocês o estado  que esta o rosto dele.  Mas hoje já não corre mais risco de vida.

Agora, sem palavras  para comentar o absurdo,  perguntamos: O que fez com que as pessoas olhassem  tamanho absurdo e nao ajudasse ? o que fez a policia pré julgar  que a culpa era dele ?  Nao tenho como confirmar, mas tenho quase 100% de certeza que a raça agiu contra ele. Olhando um negro ensangüentado nao deve ter passado na cabeça que este sujeito era vitima, a primeira opção é que ele era culpado.  Em um país  onde ensinam que negro é ladrão naturaliza-se isto.  



Nao tenho palavras para falar desta revolta.

 Como dizia marting Luther king : "O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King) .  Por ironia o Evandro defendeu mestrado em filosofia, com o tema dignidade humana.  Dedica a vida a ensinar ética.  Torço para que este acontecimento nao tire isto dele, e que ele continue fazendo esta diferença !

 E eu que aprendi através dele a sensibilidade para compreender o racismo do nosso país, estou, daqui a um mes defendendo minha tese exatamente sobre o tema racismo em psicologia social... Evandro, que você  saia desta e continue tentando fazer alguma diferença para humanidade !   Na minha você já fez… e faço as palavras de James Baldiw as minhas :

"E embora seja difícil imaginar nossa nação totalmente livre do racismo e do sexismo, o meu intelecto, o meu coração e minha experiência  me dizem  que isto é realmente possível.  Até este dia, em que nenhum dos dois existam mais, todos nós devemos lutar".  (James Baldwin)