terça-feira, 31 de maio de 2011

love is possible ?

Declarando que cansei por um tempo de ser revoltada resolvi que vou tentar pensar no amor, rs .

Cansei !

Cansei!

Cansei de me revoltar com o mundo !! será que tem volta ?  cansei de olhar com lagrimas as opressões nas quais estamos todos submetidos e submetendo os outros, cansei de olhar para esta parte do mundo, cansei de andar na rua e ver a policia parando negros e humilhando-os  pelo fato que são negros, cansei de saber/ouvir/ ver noticias de mulheres humilhadas, espancadas, estupradas, violentadas apenas por serem mulheres, cansei de olhar também para estes que estão batendo e ver o sofrimento também ali.  Cansei de olhar para o cinza,  quero me dar férias deste olhar ! Como é, e porque  meu olhar ficou treinado para isto ? Cansei, cansei !  quero saber ver novamente a poesia  deste mundo! Onde ela esta ?  onde foi parar a magia dentro de mim ? Tem como trocar o olhar?  Como faço para andar na rua e ao invés de chorar vendo os meninos vendendo balas no farol, olhar para eles e  me alegrar com o sorriso que ainda resta além de tudo ?   Dicas por favor .... porque absolutamente não há como viver olhando para a dor !  Dizem que o melhor de alguém, também é o pior deste mesmo alguém... Aquilo que me faz mais humana, que vem deste olhar treinado para ser sensível à aquilo que dói nos homens,  é o mais doce e também o mais amargo em mim... Há como deixar morrer um e não o outro ?




sábado, 28 de maio de 2011

"estupram-se mulheres feias aqui" Rafael Bastos





"Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caralho." Rafael Bastos em seu programa de "humor"  .  Todos sabemos que é muito facil ser "comediante" usando os esteriotipos e  preconceitos contra mulheres, gays, nordestinos, deficientes ... Pois é só usar  a  propria cultura e preconceito que estao aí  a "favor" da perversão, mobilizando todo sadismo do psiquismo humano !  queria ver ele ser engraçado sem ter que mobilizar os estereótipos e preconceitos  que já  estão ai ! 



   Boa  resposta dada ao "comediante"  Rafael Bastos. 


terça-feira, 24 de maio de 2011

para quem vai a luta : Não esqueçam de levar junto São Jorge ! Ogum

Sobre a necessidade de ser amado e o pacto com agressores!

Sobre a necessidade de ser amado e o pacto com agressores!
Hoje, conversando com uma amiga, que assim como eu, não fica quieta, não compactua,  e não se faz de mansinha quando assiste cenas  de agressões, machistas, classistas ou racistas  percebi algo em comum que acontece quando anunciamos  aquilo que esta em nossa frente:  a violência,  a agressão  e etc muitas vezes é invertida e colocada naquele que faz o anuncio (caso do escracho).  
Deixa explicar melhor : andamos numa rua e tem uma bosta bem fedida na calçada, ai uma pessoa chega e diz : olha a bosta alí.  Muitas vezes,  o outro que escutou você dizer que a bosta estava lá sai reclamando que a pessoa  que anunciou que a bosta estava na rua é o culpado por acabar com o passeio feliz e cheiroso. Ou ainda, é como se este tivesse criado a bosta,  e não que a bosta já estava lá.  Estas pessoas são acusadas de estar acabando com a harmonia, ou com a convivência feliz, ou pelo menos com o dia bonito do outro, assim ao invés de acharem que é um absurdo cagar na rua e a bosta estar lá, acham um absurdo alguém apontar que cagaram na rua.
Assim é com o machismo, bem como com o racismo.  Você aponta que há uma violência ou um agressor na sua frente e plim !  como uma mágica a inversão esta feita ! você  vira o agressor !  Isto tem nome :  Efeito retorção : O “efeito de retorsão constitui-se quando “um contendor se coloca no terreno discursivo e ideológico do adversário e o combate com as armas deste, as quais, pelo fato de serem usadas com sucesso contra ele, deixam de pertencer-lhe, pois que agora jogam pelo adversário. A retorsão opera, assim, de uma só vez, uma retomada, uma revirada e uma apropriação-despossessão de argumentos: ela tem por objetivo impedir ao adversário o uso  de seus argumentos mais eficazes, pelo fato de utilizá- los contra ele” (Pierucci, 2000, p. 52). A lógica  é  que disto saem argumentos assim : as cotas  são  racistas,  o movimento feminista é opressor , e blábláblá !!!
Alem disto não podemos  esquecer  que  combater o racismo e o machismo não  é apenas  falar disto, é mais que isto, é abrir  mão  dos privilégios  materiais , simbólicos e psíquicos  que estes trazem.  Ou seja, em geral  nós nos constituímos com um aparelho psíquico que faz que nossa humanidade e dignidade seja construída através  de algo  chamado “reconhecimento”  que pode ser traduzido como amor. Em uma sociedade machista e racista  o grupo que é representado por homens, e por brancos são aqueles que tem mais reconhecimento social, não a toa homens ganham salários maiores que mulheres na mesma posição e  brancos mais que negros.  São os representantes  da “beleza” e da “inteligência”, não a toa as propagandas e novelas são repletas da beleza branca e da “inteligência” masculina.
E, por isto  anunciar agressão é difícil, pois além  de  precisar reconhecer que  o machismo e  o racismo são  de fato  agressões e violência, reconhecer que você esta em situação de desigualdade social,   também  vem com o fato de que você precisa abrir mão de ser amado pelo agressor e dos lugares simbólicos de poder dado ao homem branco na sociedade. E ai esta a cilada, muitos de nós não anunciamos  o agressor porque queremos ser amado por eles, queremos ser reconhecidos neste lugar de poder dado a eles, pois em nossa psique se formos amados por estes já é um reconhecimento ,  não a toa Frantz Fanon descreveu muito bem isto em “ pele negra, mascaras brancas” . A outra cilada que geralmente caímos  é que se formos amados pelo agressor, este vai deixar de nos agredir, pois nesta lógica, somos românticos, e pensamos se ele me amar não irá me agredir. Aviso aos navegantes neste trajeto : caso ele te ame, o máximo que você irá  ganhar é um agressor te amando, o que pode ser bem pior:  assistimos diariamente  homens machistas espancado (física e metaforicamente)  mulheres por “amor”.
Assim,  acabo este texto dizendo que  denunciar agressões também é exigir  reconhecimento  de outra forma, não pelo pacto, mas sim por aquilo que somos e não deixaremos de ser caso os agressores nos amem : mulheres, negros, gays etc... procurar o amor destes é compactuar e silenciar a agressão, tipo : “ se eu ficar quietinha, pode ser que ele me ame” Saia desta cilada e denuncie !   pois procurar amor de agressor é dolorido, você precisa ficar em silencio, e ainda aceitar a agressão ! E se por acaso você é uma das pessoas que luta contra a opressão, não faça isto, ! E lembre-se no dia que voce denunciar a bosta, e muitos  usarem do poder do agressor para tentar dizer que a bosta é você ! denuncie isto também  pois é  efeito retorsão.  Que nos caso dos agressores em geral é uma forma de manter os privilégios, e no caso de  quem compactua é para manter o amor destes !     
obs:  este texto serve para qualquer denuncia de opressão,  usei o racismo e o machismo como exemplos, mas pode ser outros. ah, e quando falo em homens e brancos , não me refiro aos sujeitos, mas sim  o lugar de representaçao dado a brancos e homens, e a todos àqueles brancos, negros, mulheres, gays, homens e etc ... que compactuam com esta estrutura !

sábado, 21 de maio de 2011

axé !

apesar de ainda termos que denunciar o racismo, e muito pouco o que comemorar sobre a aboliçao, pois desde então pouco se mudou na estrutura racista brasileira , o clip é lindo :


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Truculência da polícia marca ato de 13 de maio em SP


O Comitê Contra o Genocídio da População Negra – SP promoveu uma grande manifestação pública de protesto na tarde desta sexta feira, 13 de Maio, Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.
O Ato de 13 de Maio de Luta, que aconteceu na Praça Ramos, em frente ao Teatro Municipal, na capital paulista, teve seu início marcado pela truculência policial.
12 viaturas da PM com um efetivo de cerca de 30 homens fortemente armados tentaram impedir a manifestação, e aprenderam faixas e banners onde constavam denúncias acerca do grande de número de jovens mortos pela polícia.
Em sua abordagem, os policiais disseram se sentir “ofendidos” pelas frases e charges expostas nos materiais e que tal ação se caracterizaria como “apologia à violência”. 
Apesar da tentativa de diálogo por parte dos ativistas e da grande concentração de pessoas que cercaram policiais para manifestar apoio ao movimento, a PM apreendeu cartazes e banners.
Advogados e parlamentares foram mobilizados quase imediatamente. Ivan Valente (Psol), Adriano Diogo (PT), Leci Brandão (PCdoB) e Zé Candido (PT), ao lado de um comando do movimento, passaram a negociar com os policiais, que recuaram, mas não devolveram o material apreendido.
Ânimos exaltados e protesto contra o racismo e por justiça
Entre 12h e 20h, a mobilização que reuniu diversos movimentos negros, movimentos populares e sindicatos, dialogou com mais de 10 mil pessoas, que em vários momentos lotaram a manifestação. Discursos de lideranças e Intervenções artísticas de poesia, rap e dança afro emocionaram aqueles que paravam para participar do Ato.
Um dia antes, na ALESP
Um comando com organizações que compõem o Comitê Contra o Genocídio levou uma carta com reivindicações para um grupo de deputados da ALESP. Entre as exigências, foram encaminhadas a construção de uma audiência pública sobre o genocídio da população negra, além de uma campanha pela abertuda de uma CPI das policias e milícias em São Paulo. Além dos movimentos que compõem o COMITÊ, estiveram presentes os deputados Adriano Diogo, Zé Candido, Simão Pedro e representação de Leci Brandão, Carlos Granna e Alencar.
ABAIXO ALGUNS LINKS COM REPERCUSSÃO E FOTOS DO ATO DE 13 DE MAIO DE LUTA
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/policiais-apreendem-cartazes-durantemanifestacao-contraria-ao-racismo-20110513.html

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/pm-apreende-faixas-em-manifestacao-contra-racismo-em-sao-paulo.html

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/915383-manifestacao-contra-mortes-de-negros-provoca-tumulto-em-sp.shtml

http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Dia+Nacional+de+denuncia+do+Racismo+13-05-2011?ide=4636


SAIBA MAIS:
http://contraogenocidio.blogspot.com/ 
http://uneafrobrasil.blogspot.com/

Dolglas Belchior